Apresentação

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell)







Este blog é um espaço de reflexão e troca de experiências educativas na área de Filosofia para o Ensino Médio. Os materiais aqui postados tem por objetivo subsidiar o estudo tanto de professores quanto de alunos. Os textos serão de autoria própria, ou de autores da área, ou resultado de pesquisas em obras literárias e na web.



terça-feira, 13 de abril de 2010

AVANÇOS DA TECNOLOGIA


A tecnologia é um fenômeno recente na história da humanidade. Surge a partir da primeira revolução industrial, ocorrida entre o final do século XVIII e início do século XIX e seu mérito reside na substituição da força física do homem pela energia da máquina no processo de produção.
Para Medeiros e Medeiros (1993) “a tecnologia é o conhecimento utilizado na criação ou aperfeiçoamento de produtos e serviços, ou melhor, a tecnologia é o conjunto de conhecimentos, práticos ou científicos, aplicados à obtenção, distribuição e comercialização de bens e serviços”.
A tecnologia está presente em todos os setores da vida humana, permeando as diversas atividades humanas, com o intuito de satisfazer desejos e necessidades, substituir, aliviar ou simplificar o esforço físico e mental despendidos na realização das mais diferentes tarefas, bem como liberar energias para tarefas mais criativas e interessantes. No entanto, alertam para os possíveis danos resultantes do mau uso da tecnologia, como o desemprego e a destruição do meio ambiente. Técnica e tecnologia, na visão desses autores, não são sinônimos, embora mantenham entre si um certo parentesco.
Não há como negar o fascínio que a tecnologia exerce sobre o ser humano, materializada em produtos caros e sofisticados, atualmente verdadeiros símbolos do mundo moderno. Quem, hoje, não nutre um desejo secreto de possuir um telefone celular e utilizá-lo dirigindo um veículo monitorado por um computador de bordo? Quem já não ficou sem dinheiro no final de semana e dirigiu-se confortavelmente à cabine de um Banco 24 Horas, aproveitando também para pagar algumas contas e efetuar aplicações financeiras? Esses são apenas alguns exemplos de inovações tecnológicas que fazem parte do cotidiano do homem moderno, ampliadas a CAD dia pelas novas possibilidades da informática.
No entanto, é necessário registrar o incômodo causado nos bancos, quando se tem pressa e o sistema está fora do ar; a dificuldade causada pelos inúmeros botões do controle remoto da televisão, do aparelho de som nos diferentes usuários de diferentes faixas etárias. E, nesse cenário no qual a tecnologia ocupa o lugar de destaque, surge a seguinte questão: a tecnologia escraviza ou liberta o ser humano? Atua contra ou a favor?

Um comentário:

Suely disse...

Oi Maria Tolentino seu blog está ótimo, gostei muito das suas sugestões de filmes e livros também. Tenho certeza que vc irá contribuir muito com todos os "seus" professores e também com nossa equipe.