Apresentação

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell)







Este blog é um espaço de reflexão e troca de experiências educativas na área de Filosofia para o Ensino Médio. Os materiais aqui postados tem por objetivo subsidiar o estudo tanto de professores quanto de alunos. Os textos serão de autoria própria, ou de autores da área, ou resultado de pesquisas em obras literárias e na web.



quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O ensino da Filosofia no Ensino Médio

A sociedade exige que os indivíduos sejam sujeitos de si mesmos, sujeitos conscientes de sua história, criativos e atuantes, e não mais meros executores de tarefas. A educação, principalmente a escolar, deve ocupar-se com a formação de um indivíduo crítico e responsável socialmente pelos seus atos.

A possibilidade da formação deste indivíduo deve ser viabilizada para a criança, o adolescente e o jovem. Ela não se dá espontaneamente, uma das formas de viabilizá-la é através do processo ensino-aprendizagem das ciências, da filosofia, das artes, e da experiência de vida de cada um.

A Filosofia, enquanto componente curricular deve garantir não só a visão de totalidade da história e do processo do conhecimento, sem negar a necessidade de especialização hoje imposta, mas também desenvolver no educando a sua capacidade de buscar, através da leitura, da observação, da percepção de transformações ocorridas a partir da sua própria interferência em situações sociais, o melhor caminho historicamente possível para a organização da vida em sociedade.

O ensino da Filosofia deve propiciar ao adolescente o instrumental básico à elaboração de uma reflexão sobre o mundo, e sobre si mesmo no mundo, de forma a possibilitar-lhe a conquista de uma autonomia crescente no seu pensar e agir.

No ensino médio, a Filosofia deve auxiliar o aluno a:

• aprender e fixar a leitura interpretativa de textos teóricos;

• aprender conceitos, saber relacioná-los entre si e aplicá-los em sua realidade;

• reconhecer-se como ser produtor de cultura e, portanto, da história;

• compreender a produção do pensamento como enfrentamento dos desafios humanos;

• compreender o papel da reflexão, em especial, o da filosófica;

• saber construir "universos" históricos de diferentes tempos em seu pensamento sem preconceitos;

• situar-se como cidadão no mundo em que vive, percebendo o seu caráter histórico e a sua dimensão de liberdade;

• compreender o conhecimento como possibilidade de libertação social;

• compreender o pensamento do seu mundo como síntese de diferentes culturas anteriores e concomitantes a ele;elaborar criticamente seu próprio pensar a partir de notícias/análises de jornais/revistas e de suas vivências concretas.

"Se não tivermos presente a tradição histórica, seremos como selvagens modernos na selva da cidade." (Jostein Gaarder)

"A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo." (Merleau-Ponty)

Nenhum comentário: